Social Icons

sábado, 25 de agosto de 2012

[Dica De Filme] Taxi Driver



Por: Tibério Lamboglia.

Diretamente dos anos 70, um filme dirigido pelo "o maior diretor americano vivo", Martin Scorsese - Taxi Driver.

Este filmão me foi indicado por um amigo meu (André), que admira os filmes do Scorsese e também o ator, Robert De Niro. - André, este filme é muito bom. Valeu pela a indicação.

Voltando....

O filme é uma narrativa feita por De Niro no seu papel de um jovem de 26 anos alienado que sofre de insônia, viciado em filmes pornográficos e que vai trabalhar em um táxi para aliviar a sua paranoia pelas madrugadas de Nova Iorque.

Travis Bickle (De Niro) é um sujeito muito solitário, e quando ele começa a trabalhar com o seu táxi, ele se depara com uma linda jovem também muito solitária que lhe chama bastante atenção. Jovem essa que trabalha no comitê de um senador que está se candidatando a presidência. Senador este que já pegou o táxi de Bickle. O filme é tudo ligado. 






Bickle é um sujeito bastante incomodado com a situação da cidade e de alguma forma ele começa a querer bater de frente com esse problema que ele considera ser um declínio moral para à sociedade. Eliminar todas as escórias, as corrupções, os drogados, as prostitutas. Ele quer fazer uma limpeza geral. O motivo para esse ponto ser enaltecido no filme é que a cidade de Nova Iorque está em tempo de eleição para presidente, e que com uma "conversa" com um cliente seu dentro do táxi, ele a absorveu, e teve uma ideia de como por onde começar e agir. E começou também a fazer anotações diariamente. Por isso esse seu confronto com o sistema.

Ele também conhece uma menina, Iris (Jodie Foster) de 12 anos, prostituta. Em um momento do filme, Bickle se sentiu na obrigação de salvar essa garota, pois como já disse, isso para ele é um declínio moral. Ele é do tipo bem conservador. Tudo tem ordem, regras e etc.


Jodie Foster nesse filme tinha quatorze anos. Este filme tanto para Foster quanto para De Niro os levaram para o hall da fama e do reconhecimento. Para você sentir o peso do filme.
As cenas finais do filme são chocantes e cheias de realismo. Vale a pena ser assistido quantas vezes for necessário. A atuação de Robert de Niro e Jodie Foster estão impecáveis.
Um ponto que me cativou no filme foi a trilha sonora, ela tem tudo a ver com esse lance de solidão e insônia. Digo isso porque eu tenho insônia e me senti à vontade com a trilha.

O final do filme é bem intrigante, pois ele deixa você na dúvida. Eu não falarei o final aqui, mas eu tenho as minhas conclusões.

Deixarei aqui uma curiosidade que aconteceu em fatos reais com uma pessoa que assistiu a esse filme. - Taxi Driver fazia parte das fantasias e delírios de John Hinckley, Jr., os quais o motivaram a tentar assassinar o presidente Ronald Reagan em 1981, não sendo considerado culpado sob a alegação de insanidade.
Hinckley declarou que suas ações eram uma tentativa de impressionar a atriz Jodie Foster, por quem era obcecado, tendo até imitado o corte de cabelo moicano que Travis Bickle usava no comício do candidato a presidência Palantine. Seu advogado concluiu sua defesa mostrando o filme para o júri.




 "A saúde é um estado de espírito" - Travis Bickle


Vejam aqui o trailer:

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off