Social Icons

sábado, 18 de agosto de 2012

[TIMELINE] O Vingador Do Futuro


Por: Izaias D' Santos.


 O Vingador do Futuro (Total Recall) é um filme original de 1990, dirigido por Paul Verhoeven, o homem responsável por trazer “Robocop” e “Instinto Selvagem” às telas do cinema, seu roteiro teve como base o conto "We Can Remember It for You Wholesale", de Philip K. Dick – veterano da ficção cientifica, falaremos melhor dele mais na frente.

Na trama do filme de 1990, estrelado pelo “monstruoso” Arnold Schwarzenegger. No ano de 2048 o operário Douglas Quaid recorre a um implante de memória para poder alcançar seus pesadelos recorrentes, no qual morre acidentado em solo marciano, aonde sua cabeça explode devido a pressão atmosférica.

Porém, algo sai errado no procedimento e Quaid começa a ser questionado sobre sua real identidade. No decorrer da história, Douglas vê toda a sua vida ser diluída aos poucos, desde seu casamento com a sexy Sharon Stone ("Instinto selvagem"), as suas amizades de trabalho que agora tentam matá-lo a qualquer custo. Só lhe resta uma saída, perseguir suas visões de Marte e buscar por mais respostas.


 Ao chegar à Marte, une-se a um grupo de rebeldes que lutam contra uma corporação que quer dominar a distribuição de oxigênio do planeta e, consequentemente, racionalizando o ar para aqueles que estão contra o regime, imposto pelo tirano Connhagen (Ronny Cox), presidente da corporação que lidera as colônias marcianas.

Essa milícia marciana possui informações sobre o passado de Douglas e ajudam-no a conhecer o verdadeiro propósito das visões que o assombram. Assim, torna-se a única esperança de vitória dos habitantes locais.


O filme de 1990 foi um indiscutível sucesso de público e obteve razoável crítica, mas estranhamente nunca foi desenvolvida uma continuação do original, muito se especula que a lotada agenda de Arnold Schwarzenegger tenha impossibilitado o desenvolvimento de uma nova aventura futurista.

Vinte e dois anos se passaram, e a Columbia Pictures entra na onda de refilmagens e anuncia uma nova visão de “O Vingador do Futuro”, com Colin Farrell no papel anteriormente interpretado por Schwarzenegger, nessa nova roupagem proposta pela Columbia não apresenta a viagem ao planeta Marte, mas sim novas discussões próximas ao conto homônimo escrito por Philip K. Dick. No novo filme, o planeta Terra é dividido em duas nações, “Nova Xangai” e “Euroamerica”, que estão em uma agravada guerra por poder político, nesse cenário é que se desenrola a mesma história contada no original de 1990. 



                                     Origem e Trajetórias:



Philip K. Dick, consagrado escritor Norte Americano, especializado no gênero de ficção cientifica, nasceu em 16 de Dezembro de 1928 - Chicago, Illinois, mas se mudou com a família para à Califórnia ainda criança. Sua irmã gêmea morreu logo após o nascimento, supostamente de uma alergia ao leite materno. E seu pai abandonou à família quando ele tinha apenas seis anos de idade.

Apesar de ter tido pouco reconhecimento da crítica e do público em vida, Philip alterou profundamente a literatura com sua visão distorcida da sociedade, em muitas de suas obras encontramos discussões sobre o real e o imaginário, ou sobre a existência do “livre arbítrio”, se nós realmente estamos no controle de nossas vidas medíocres.

A sua primeira obra publicada foi o conto “Solar Lottery” de 1955. A trama foca em uma sociedade futurista que substitui a democracia como forma de eleger seus lideres e cria um sistema de loteria que decide as funções dos indivíduos na sociedade aleatoriamente.

  
Seu primeiro livro, "O Homem do Castelo Alto", foi publicado em 1962. O romance recriava um mundo em que à Alemanha e o Japão haviam vencido a Segunda Guerra Mundial, o livro não foi um grande sucesso, mas foi responsável por um dos poucos reconhecimentos da genialidade de Philip K. Dick, a obra foi agraciada com o prêmio “Hugo” de literatura.

Dick se casou cinco vezes, teve duas filhas e um filho, fez uso de diversas substâncias ilícitas e foi membro de várias religiões e seitas, como o Budismo, Cabalismo, Gnosticismo e outras doutrinas herméticas. Sua morte em 1982 foi causada por um ataque cardíaco, aconteceu de maneira súbita. Dias antes, Dick havia visitado o set de filmagem de “Blade Runner”, adaptação do seu conto “Do Androids dream of electric Sheep?”, e aprovado tudo que estava sendo feito. Dick foi enterrado ao lado da irmã gêmea, no Colorado.

Outras obras literárias de Philip K. Dick, foram levadas para a “grande tela”!


Sempre com nomes famosos do mundo cinematográfico, como: Steven Spielberg, que adaptou o conto "Minority Report", “Assassinos Cibernéticos” com Peter Weller (Robocop), “A Scanner Darkly” com Keanu Reeves (Matrix) e o mais recente “Os Agentes do Destino” com Matt Damon (O Ultimato Bourne), lançado em 2011.
 
                         Mini Crítica:
                  O Vingador do Futuro (1990).


O Vingador do Futuro é responsável por unir dois dos maiores nomes do cinema oitentista, Arnold Schwarzenegger com seu estilo brucutu de atuação, mais a visão crítica/violenta do diretor Paul Verhoeven, o resultado dessa união se concretiza em um clássico da ficção cientifica.

Existe no longa-metragem um lado de sátira social, assim como Verhoeven fez em “Robocop” e “Tropas Estelares”, em muitos momentos o espectador sente a escatologia da trama ao retratar uma sociedade futurista altamente desprovida de qualquer senso lógico, aonde o ridículo é exposto de forma clamorosa.

O Vingador do Futuro assistido hoje pode causar algumas reações de risos, devido aos efeitos especiais datados ou a língua enrolada do astro principal, mas sem sombras de dúvidas o filme cumpri sua missão de proporcional duas horas de puro entretenimento.

           Cinco Curiosidades antes de Assistir o Reboot:
                   O Vingador do Futuro (2012).
1- Se encontrar alguma cópia do filme em 3D, corra! O filme não foi gravado originalmente com tecnologia 3D, saiba que estará sendo enganado.

2- Orçado em 125 milhões de dólares, a Columbia espera um retorno de no mínimo 300 milhões em todo mundo.

3- Colin Farrell concorreu ao papel principal ao lado de Tom Hardy (Batman- O Cavaleiro das Trevas Ressurge, vilão “Bane”) e Michael Fassbender (Bastardos Inglórios).

4- Colin Farrell não se importou em dispensar o dublê na hora de gravar as cenas de ação.

5- Kurt Wimmer (do questionável “Ultravioleta”) roteiriza a nova versão.





Escute o que temos para falar sobre o filme aqui no nosso OffCast número 3.



Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off