Social Icons

domingo, 16 de setembro de 2012

[Dica de Filme] O Operário


Trevor Reznick (Christian Bale) não consegue dormir e é bastante magro. É anoréxico mesmo! Ele não é tão bom em lembrar, mas ele é ótimo em esquecer. O diretor de 'The Machinist', Brad Anderson, espera que você  seja bom em esquecer também - esqueça 'Clube da Luta', esqueça 'Cidade dos Sonhos' ou qualquer outro filme desses que você já viu. 

 

'O Operário' vai te prender a cada segundo.  Meu nome é Tibério Lamboglia, e eu quero falar sobre - The Machinist  - como um thriller, um 'psico-noir'. 

Por: Tibério Lamboglia.


Trevor Reznick sofre de uma profunda insônia há um ano, e assim vai deturpando a realidade do seu cotidiano de uma forma que ele não sabe como explicar. Perdido e confuso em seu mundo, Trevor limita às suas atividades vivendo uma vida rotineira e solitária. Um simples operário que exerce a sua atividade mecânica em uma fábrica que chega a um certo ponto de duvidar da sua própria sanidade. Em seus delírios ou quem sabe realidades, ele acaba se envolvendo com duas mulheres. Uma é a prostituta Stevie onde ele é um cliente frequente e que às vezes o consola em momentos de desesperos, e a outra é uma garçonete de uma lanchonete do aeroporto, Marie, mãe solteira. Certo dia, Trevor encontra em sua geladeira um post-it com o jogo da forca.


 

O filme é uma fuga da realidade do personagem que tenta de alguma forma encontrar as respostas para toda essa loucura em sua vida. No meio dessa loucura toda, Trevor conhece um novo colega de trabalho, o Ivan, um sujeito muito estranho que fica de alguma forma querendo mostrar para Trevor aquilo que ele não está conseguindo enxergar, mas que também perturba não só os pensamentos dele quanto o do próprio espectador.




"O Operário" consegue criar um clima de paranoia que obviamente deixaria Hitchcock e Polanski orgulhosos. Não é à toa que o filme tenha referências ao trabalho de ambos. As cenas com as manias e obsessões e principalmente do clima claustrofóbico do apartamento do protagonista nos traz lembranças dos suspenses de apartamento de Polanski, como "O Inquilino" ou  "O Bebê de Rosemary". O filme também tem aquela fixação de sempre mostrar um  momento em que o personagem já presenciou, como as horas que se encontram no relógio ser sempre a mesma ou a estrada com dois caminhos. Isso leva o espectador a querer juntar as peças e chegar ao final do filme antes que ele termine.


O filme, em tons frios e desfalecidos e com uma iluminação expressionista dar bastante ênfase a essa paranoia do personagem. O Operário é um excelente filme para você ver e rever.




Trailer:


Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off