Social Icons

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

[HQ] O Cavaleiro Das Trevas


 

Por Yago Albuquerque.

Aproveitando o recente desfecho da trilogia de “O Cavaleiro das Trevas” nos cinemas, e o também recente lançamento da animação de mesmo título, irei escrever aqui sobre um dos quadrinhos mais... mais... “fodásticos” (desculpem, mas é isso mesmo) já lançados neste mundo.
Qual será? Qual será? Sim, só pode ser “O Cavaleiro das Trevas”. História que foi adaptada para o longa de animação da DC lançada em DVD este mês (setembro/2012). Lembrando que essa HQ NÃO foi adaptada para a recente trilogia do diretor Christopher Nolan. Suas referências vêm de diversas outras histórias do Batman. 


A HQ foi originalmente lançada em 1986, em quatro edições, escrita e desenhada por nada mais nada menos que Frank Miller (300, Sin City, Batman: Ano Um, roteirista dos filmes Robocop 2 e 3 e etc), este homem marcou uma geração, sendo o responsável por revitalizar e reerguer alguns dos personagens dos quadrinhos. Tanto da DC quanto da Marvel.



O Cavaleiro das Trevas, juntamente com Watchmen (Alan Moore), elevou as histórias em quadrinhos a outro nível, assim levantando a moral da 9ª arte.
SPOILERS a seguir:
A história aborda toda uma discussão política sobre direitos humanos, violência e seus derivados, lembrando ainda que tudo se passa em época de Guerra Fria, que está presente ali entrelinhas. Gothan City está mais decadente do que nunca, alguns jovens dá cidade (a maioria) conhecidos como “Os Mutantes” formam uma gangue que andam pela cidade fazendo todo tipo de arruaça. Bruce Wayne é um coroa de cabelo e bigode brancos, Batman está sumido há alguns anos e alguns dos mais jovens acham que o homem morcego é apenas uma lenda.
Ainda traz a presença de Super-Homem que enfrenta o Batman. Nessa sequência em especial, há uma frase do Batman que me arrepia: "Eu quero que se lembre Clark, pro resto da vida, nos seus momentos mais íntimos... quero que se lembre da minha mão na sua garganta. A mão... do único homem... que derrotou você...



E o que acontece no fim da história? Leia!

Fim dos SPOILERS.


A respeito da animação citada lá no começo, na minha opinião não deixa nada a desejar, é como se estivesse lendo novamente a HQ. Há algum tempo as animações da DC costumam ser bem fieis quando se trata de adaptação dos quadrinhos. Por enquanto só foi lançada a parte 1, que tem mais ou menos 1 hora e 15 minutos de duração.


Então, é isso... Essa foi mais uma clássica obra de arte que tenho o prazer de compartilhar com vocês leitores do Studio-Off. E mais uma vez indico que a leiam. A Panini lançou recentemente um encadernado em capa dura bem bonito de O Cavaleiro das Trevas, mas lá também contém a história "O Cavaleiro das Trevas II" que não indico a leitura a ninguém (hahaha). Assistam a animação, que tá bem legal e se possível comentem aqui e deem suas opiniões e críticas tanto sobre a história em si quanto sobre a postagem.



Fiquem On!

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off