Social Icons

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

[Pastoff] Karatê kid é o Rocky teen





Por: Leonnardo Monteiro

Aventuras mais urbanas e roteiros bem divertidos é a marca dentro de 1980 até 1989, contudo poucos nomes serão tão lembrados como o Karatê kid. Um filme muito divertido que de certa forma influenciou outros filmes, se observar bem a própria Disney bebeu da fonte... Claro que não assumiram isso, mas é so assistir alguns filmes e comparar. Falar desse filme é algo complexo e não tem como não falar e lembrar de tantos outros do gênero luta, aventura... Sessão da tarde viva em nossas vidas.

Não tem como não falar do diretor John G. Avilden e não falar do Karatê kid , que na época chegou a ser considerado um “Rocky teen”. Não é para menos, o filme é super empolgante , vivo e deixa a gente empolgado com o treinamento do Daniel San (Ralph Macchio). Afinal quem não lembra da cena dele limpando com a esponja o carro?  O filme é muito bom, ainda hoje assisto e me empolgo tanto com a parte da filosofia da arte marcial em si como a maneira que o Sr. Miyiagi (Pat Morita) ensinava, jeito sereno mas ao mesmo tempo severo.

 

Nesta época teve vários filmes de luta que tinha isso também, um grande exemplo era o filme do “ninja americano” e  o épico “O grande Dragão Branco”(1987) com Van Damme, isso que era filme de luta, e isso que era torneio, posso afirmar que foi 1000 de vezes melhor que Mortal Kombat (o filme) o qual tinha colocado tanta esperança na época, entre outros ruins que tentaram fazer dos filmes de torneios de luta algo tão divertido e violento.  O grande Dragão Branco foi um divisor de águas na vida do Van Damme.

Voltando ao Karatê kid, o Daniel San interpretado por Ralph Macchio fez outro grande filme que ele era músico e se chamava Crossroad, que para mim também foi irado, tanto pela trilha sonora como a participação especial do nada mais nada menos de, Steve Vai . Contudo, depois desses sucessos ele meio que desapareceu da cena , assim na frente das câmeras mas anda ainda trabalhando com cinema e derivados nos bastidores.

Tentaram fazer um remake do Karatê kid, mas não chegou nem perto do sucesso do original, até porque pecaram feio na história. Tudo começa que a historia fala de kung fu ... E a atuação do Jackie Chan foi muito ruim comparada ao Sr. Miyagi original.  Não é o Karatê kid, simples assim! É tanto que na china o filme teve outro nome e foi editado como “The kung fu Dream”.


O importante é o que o filme deixa em nós, e ele passa uma boa mensagem de superação, sem falar que empolga a gente a ir à luta e buscar sempre a disciplina em tudo que fazemos sem nos desviarmos da diversão e aqueles momentos que nos fazem bem. 

Durante a luta de certa forma é algo assim tão secundário que nem importa se o Daniel San ganharia, ou, não . Tudo que o mestre dele ensinou ele estava vivendo e era algo muito além dos tatames. Era algo para a vida e ele já tinha ganhado tudo. Claro que é muito bom você ver a cara de assustado e o reconhecimento de seus inimigos, sem dúvida um filme marcante.



Por hoje é só pessoal

Fiquem On!



Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off