Social Icons

terça-feira, 20 de novembro de 2012

[CRÍTICA] Psicose 1960 x Psicose 1998 (Remake)

Psicose. Um filme que por mais antigo que seja, ele vai te prender até o final. Uma história tensa que te deixará aflito em cada ação dos personagens. Nas sequências de filmes antigos que eu já vi, Psicose entra para minha lista: filmes que me conquistaram.


Por: Tibério Lamboglia.

Na madrugada de hoje, eu deleitei-me ao ver o filme de Hitchcock - 'Psicose'. Nunca tinha visto o filme, só apenas algumas sátiras ou paródias do mesmo, porém esse não é o primeiro filme que eu vejo do mestre do suspense. É o segundo. O primeiro filme que eu vi mesmo foi "A janela indiscreta", outro filme sensacional, mas não é a toa que 'Psicose' é a sua maior obra. Confesso e assumo que sou fraco em questão de filmes antigos, mas enquanto eu estiver vivo e ter oportunidades para ver esses grandes clássicos da história do cinema, eu verei. Depois te ter visto o filme, eu fui atrás para saber um pouco mais e descobri coisas fantásticas sobre o filme e descobri também que há uma sequência e um remake. As sequências eu pretendo ver, mas fui conferir o remake de Gus Van Sant 'Milk' - 2008. O mesmo que produziu 'Kids' - 1994.

Psicose - 1960.

A história de Psicose é bem simples, porém é bem intrigante com os pensamentos e devaneios dos personagens principais. Ficamos completamente parados esperando o que vai acontecer no desenrolar da história.

"Marion Crane (Janet Leigh) é empregada de uma imobiliária e é constantemente assediada por um de seus clientes. Após seu chefe receber 40 mil dólares deste cliente por conta de um negócio feito entre eles, Marion fica responsável por fazer o depósito no banco para o patrão. No entanto, ela resolve fugir com a bolada"

A partir daí é que a trama começa e a câmera e a trilha sonora entram em ação! A câmera sempre flagrando as reações e a trilha sonora sempre aumentando a tensão do espectador. Hitchcock dirige de uma forma magistral sem perder o êxtase de cada momento, detalhista.

Já na famosa cena do banheiro para o classudo diretor foi preciso uma semana de filmagens com câmeras em 70 ângulos diferentes para que o seu perfeccionismo fosse saciado nesta tomada de apenas 45 segundos que entrou para história. Bernard Herrmann adicionou a clássica trilha à cena que seria filmada sem som. O sangue é de calda de chocolate e o som dos golpes incessantes das facadas é emitido por um melão depois de tantos testes com outras frutas.



É um ótimo filme para quem está conhecendo o maravilhoso mundo da sétima arte, principalmente para os jovens. Os mais velhos que nunca viram esse filme ainda, eu nem sei o que dizer, ainda bem que vi esse filme antes dos meus 30.

O filme é baseado no livro de Robert Bloch, que Hitchcock acabou comprando quase todos os exemplares para evitar que as pessoas conhecessem o final da trama. E claro que eu, um rapaz de mente sã evidentemente vou respeitar a vontade do mestre do suspense e não revelarei, vocês que não viram vão ter que ver o filme. 

No filme todo, eu só notei uma falha, possa ser que tenha mais, não sei, só se eu for ver de novo mais atentamente, mas foi em uma fala de uma personagem lá nas proximadades do fim do filme, enfim, nada mais que isso. O resto para mim está perfeito.


Psicose - 1998 (Remake).

A mesma história, evidentemente, porém com algumas pequenas mudanças nas posições das câmeras e no roteiro. É um pouco mais realista, já que no do Hitchcock o filme é em preto e branco e nesse é colorido. A forma de ver é bem diferente. Eu não sei o que se passou na cabeça do Gus Van Sant. Não sei se ele queria fazer uma homenagem ou queria fazer uma afronta ao Hitchcock. Algumas cenas ficaram bem legais da forma do Gus, já outras não, como na cena do banheiro onde o diretor foi mais ousado e mostra o corpo da Marion caído no chão por cima. Eu particularmente não gostei. Mas o que ele acertou em algumas cenas, ele fez o favor  também de pecar em algumas falas. Não curto remake, principalmente de filmes clássicos como este.

Outra razão para não gostar do remake são os atores. Pelo os dois que eu vi um após o outro, ninguém, mas ninguém vai fazer o esquisito Norman Bates como fez Anthony Perkins na sua atuação épica e nem a Marion Crane como fez a linda Janet Leigh. As expressões faciais dos dois no filme original são fantásticas. Quanto já a do remake você sente o esforço dos atores com medo de falhar. 



Enfim pessoal, esta é a minha pequena crítica do Filme 'Psicose' com pontos negativos e positivos. Recomendo demais a verem Psicose, o original é claro, mas quem quiser ver o remake que fique à vontade e com raiva também (risos). 

Vejam um vídeo que fala um pouco sobre o filme:



Leia aqui sobre o filme que vai contar os bastidores do filme 'Psicose'.

Nenhum comentário:

Comentários
0 Comentários

Postar um comentário

É muita gente On no Studio Off